sexta-feira, 30 de julho de 2010

Birthday - a quarter of a century

25 anos: Mesmo que eu tenha passado grande parte do meu dia num land rover com a minha equipa a passar por montanhas com estradas pessimas e onde quase não tinha rede, consegui ainda receber algumas chamadas. Foi um dia de anos atípico mas bastante bom, passado a ver paisagens incriveis e que acabou com um jantar com a minha equipa num restaurantezinho tipico congolês ao borde do Lago Tanganyka, na fronteira com o Burundi.

Claro que é estranho pensar como a minha vida mudou tanto, e tenho muitas saudades de todos, de Lisboa, de Paris e de Nova Iorque. Especialemente no princípio senti me bastante cortada do mundo porque estava sem Internet e nao conhecia muita gente: escritorio estava fechado durante a primeira semana – cheguei em plena celebraçao do 50º aniversario da independencia do Congo e por razoes de segurança nao podiamos quase sair de casa – o que fez com que passasse bastante tempo sozinha. Mas foi bom.. foi só aí que aterrei, que pensei bastante neste ultimo ano e arrumei os meus pensamentos. Logo depois de 5 dias já conhecia montes de gente, e desde aí as festas durante os f d s não param! Há um grupo simpatico de congoleses e expatriados, e passo algum tempo com eles. Mas não é a mesma coisa.. os meus verdadeiros amigos não estão cá e sei que cá talvez consiga fazer 1 ou 2 .. mas não foi por isso que cá vim. A riqueza de estar cá e o que me motiva é conhecer os congoleses e as comunidades.. e cada vez que tenho a oportunidade de estar com eles, de ver a realidade e as dificuldades que eles vivem ao cotidiano, aí tudo toma sentido. Também comecei com aulas de Swahili e avanço bastante rapido, já consigo entender parte  das formaçoes, que são só nessa lingua! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário